Âncoras de carreira e a identidade profissional

Vamos refletir: O que você está procurando em sua carreira após ter mudado de pais? Qual foi a sua motivação original quando se candidatou ao seu primeiro emprego e o que mudou ao longo do caminho? Quando pensou em sua mudança, onde estava a sua motivação de carreira e as oportunidades profissionais? 

Pode ser que você não tenha todas as respostas à estas perguntas, mas permitir-se começar a refletir é importante para que defina os primeiros traços de novos caminhos dentro da perspectiva do mundo do trabalho onde quer que você esteja morando no momento.


Naturalmente, somos mais bem-sucedidos quando estamos nos esforçando para algo profissional que também esteja alinhado com quem somos como pessoa. Se você está pensando em uma mudança de carreira ou não tem certeza de onde ir agora, é hora de checar sua motivação. Neste post, quero apresentar o conceito de Âncoras de Carreira e como esse simples teste  pode ser um guia útil para seu planejamento de carreira.


O QUE É UMA ANCORA DE CARREIRA?

O conceito de Âncoras de Carreira foi introduzido por Edgar Schein, ex-professor da MIT Sloan School of Management. O modelo original tem raízes em seu trabalho a partir da década de 1970, mas um estudo de 2008 ampliou o modelo até hoje. 



Segundo Edgar Schein, as âncoras demonstram realmente quais são as motivações dos profissionais.

A relação de trabalho é uma via de mão dupla. Isso quer dizer que tanto as expectativas das empresas como a de seus colaboradores devem ser plena e mutuamente atendidas para que seus resultados sejam alcançados.

Neste sentido, em um mundo ideal, os gestores de pessoas e líderes deveriam conhecer quais são as motivações profissionais de cada um de seus colaboradores, para compreender como cada um entende e trata sua relação de trabalho com a organização.

De acordo com a teoria de Schein, as Âncoras de Carreira são baseadas nos seguintes elementos:

1 – Desafio Puro

2 – Estilo de vida

3 – Dedicação a uma causa

4 – Segurança e Estabilidade

5 – Criatividade Empreendedora

6 – Autonomia e Independência

7 – Competência Técnica e Funcional

8 – Competência Administrativa Geral


O Alinhamento entre Âncoras e Empresas

Para que os profissionais possam produzir com efetividade e motivação e os resultados sejam alcançados plenamente é preciso alinhar suas âncoras de carreira ao que a empresa lhe oferece em termos de trabalho/desafios, ascensão, missão e remuneração também. Mas o que isso representa?

Imagine, por exemplo, que você em sua empresa tenha um colaborador que tem como Âncora de Carreira: Criatividade, mas que seu talento é reprimido e que é obrigado a fazer tudo sempre do mesmo modo, sem a possibilidade de inovar. Com certeza, este profissional não produzirá com a mesma efetividade que faria se tivesse liberdade e subsídios para fazer diferente e ousar e, com o passar do tempo, ele estará desmotivado.

Outro caso, se o colaborador busca no trabalho o alinhamento com sua missão de vida, que inclui, por exemplo, contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais humana e a organização em que trabalha não se interessa por este valor, consequentemente seu trabalho não corresponderá as suas expectativas nem as da empresa e haverá um desalinhamento e possíveis conflitos na dia a dia de trabalho. Os conflitos também ocorrem internamente, na mente e no coração do profissional uma vez que ele está violando um valor que lhe é importante. Nestes casos, a relação de trabalho entre empregado e empregador ou entre empreendedor e seu negócio (se este foi o caminho escolhido) não será sustentável e logo você estará desmotivada e poderá procurar novos horizontes. 

É importante ter consciência de sua Âncora e, durante o processo de coaching, utilizamos esta ferramenta. Ela ajuda a ampliar o autoconhecimento do coachee em relação às motivações profissionais e oferecer luz nos caminhos escolhidos. 

A partir da descoberta de sua Âncora comece a perceber o seu entorno e analisar se há congruência e alinhamento entre sua motivação profissional e o trabalho que desempenha ou pretende desempenhar… além do ambiente profissional que faz parte ou pretende fazer 🙂


Ao encontrar o alinhamento e congruência você perceberá que será mais feliz e motivado em sua carreira!


Boa sorte em suas descobertas e, se precisar, estou por aqui para trilharmos esta jornada juntas.


Seja Feliz e vamos em frente!


#brasileirospelomundo

#brasileirosnabelgica

#ticianatucci

#vidadeexpatriado

#reinvencaodecarreira

#carreirainternacional

#repensaracarreira

#coachingdecarreira

#coachingdecarreiraparaexpatriadas

4 visualizações

Ticiana Tucci - Desenvolvimento Humano - Human Development

ticiana.tucci@gmail.com

 

+32 477 52 72 46

 

 

 

© 2019 Todos os direitos reservados para Ticiana Tucci / All rights reserved for Ticiana Tucci

whatsapp_icone.png
  • Instagram
  • Facebook