Vida Profissional: Mudei e Agora?

Após a mudança e organização da família: filhos na escola e adaptados, marido reestabelecido no trabalho, casa organizada e funcional, chegou a hora de olhar para você.


Não tem jeito, na maioria dos casos, nós mulheres, temos uma tendência a deixar o que gravita ao nosso redor organizado, alinhado e em funcionamento antes de olharmos para nossas novas diretrizes. Algumas de nós, já sabendo, planejando e almejando a possível mudança já nos guiamos para os caminhos que gostaríamos de trilhar com a possibilidade de uma nova vida. Existem tantas opções… confesso que podemos ficar bem perdidas, mas olhe para si e aos poucos comece a se descobrir e achar o seu próprio caminho. É preciso coragem, audácia, aceitação e acolhimento.  Pode doer, mas não se assunte… aprendi que crescer e amadurecer dói. Pois é, fui aprendendo isto com a vida e experiências que fui vivendo. Além disto, outro aprendizado que tive é que o caminho é solitário. Lógico que podemos ter aquela melhor amiga, parceiro e pais por perto nos apoiando, mas quem decide e vive a decisão é você mesma. Ter isto em mente me ajuda a trilhar meus caminhos e pensar nos impactos que terão, nos quais só eu viverei e sentirei.


Voltando ao olhar interno onde o coaching de carreira entra e me deixa muito grata de poder participar da vida de tantas pessoas que me procuram para se acharem!!! Pois é, sou procurada para que você se encontre. Não tenho respostas, sabia? Quem tem é você mesma! O que tenho são perguntas, é o apoio na condução de sua reflexão, mas quem acha, tem insights, faz conexões, elabora os planos para atingir os objetivos desejados e age é você. Está tudo dentro de cada um. É uma honra para mim participar e entrar na história de vida de cada pessoa que me procura… quer seja na vida pessoal, através do coaching de vida, ou na vida profissional, através do coaching de carreira e executivo.


Como já escrevi anteriormente, morar fora e ter uma experiência internacional (pessoal e profissional) sempre foi algo que busquei. Conseguimos esta oportunidade via o trabalho de meu marido, mas existem muitas outras possibilidades de se viver em outro pais. Talvez você mesma que está lendo este post  conseguiu uma transferência pela sua empresa, talvez seu marido seja um diplomata e você esteja o acompanhando e teve que deixar sua vida profissional toda no Brasil, talvez vocês dois estivessem buscando um novo estilo de vida e mudaram com “a cara e a coragem” através de programas de incentivos de alguns países, talvez você tenha um familiar que more em outro pais e foi passar um tempo aprendendo e praticando um novo idioma, se apaixonou pelo lugar ou por alguém e decidiu mudar sua vida totalmente, talvez você foi estudar fora e fazer uma graduação ou pós graduação e assim vai… são muitas possibilidade mesmo.


Mas Ticiana, como faço para buscar uma oportunidade profissional onde vivo? Não há espaço para mim… Bom, mas será que você mesma se deu este espaço? Um espaço interno para refletir o que te completa atualmente? Os tempos mudaram, você mudou e não foi só fisicamente que isto aconteceu. Há um impacto em suas motivações profissionais e você deve revê-las antes de iniciar uma busca por um trabalho em seu novo capítulo da vida. Talvez você não tenha mais a estrutura de apoio para cuidar de suas crianças e, se quiser continuar sua vida profissional, terá que se readaptar ao novo modelo. Talvez seu diploma não seja reconhecido neste novo local e o processo de equivalência toma muito tempo…  Mas será que tenho que trabalhar? Será que não seria uma oportunidade para estudar? Me aperfeiçoar em uma nova área ou em um novo idioma ou talvez as duas possibilidades? Vejo que nos cobramos muito a questão do trabalho fora de casa, é um pouco automática esta cobrança, mas não paramos para pensar que já temos muitas vezes um enorme trabalho em gerenciar a casa e praticamente a agenda de todos que vivem nela. Dependendo do novo lugar que você mora não há ajuda doméstica ou ela pode ser muito restrita e suas atividades para com o lar tomarão muito tempo de sua vida. Talvez um trabalho part time seja interessante? Ou talvez algo totalmente diferente do que fazia em sua vida “passada”?


A ideia é realizar uma autoavaliação dentro do novo contexto e verificar as possibilidades concretas que existem. Podemos as vezes nos enganar, ficar esperando e vivendo uma oportunidade profissional que não cabe mais na nova vida e ficamos nos iludindo e nos frustrando, investindo energia em algo que não serve mais. A mudança de local exige uma nova cultura, novos contatos, talvez um novo idioma, novos valores de um profissional. Após o mapeamento interno, vamos mapear o mercado e verificar como as oportunidades profissionais acontecem neste novo contexto.  É um momento de exploração interna e depois externa. O movimento é de dentro para fora.


Muitas de nós nos sentimos preenchidas e realizadas quando a lacuna profissional está em ação. Posso dizer isto com propriedade, pois sou uma destas mulheres que precisa do trabalho “fora de casa” (mesmo que isto signifique trabalhar fisicamente em casa, online, fazendo atendimentos de forma virtual). Como me realiza e me sinto bem com a minha agenda profissional em ação, ensinando, aprendendo e trocando com os clientes. Também aproveitando oportunidades para conhecer novos horizontes dentro de meu campo de atuação, me aperfeiçoando e trazendo novos ares para os atendimentos.


Enfim, convido você que se identifica com este post a me contar um pouco sobre suas experiências no campo profissional e se precisar de algum apoio, conte comigo.


Vamos em frente?


#aprendizadonoexterior

#brasileirospelomundo

#brasileirosnabelgica

#ticianatucci

#vidadeexpatriado

#reinvencaodecarreira

#carreirainternacional

#repensaracarreira

#coachingdecarreira

#coachingdecarreiraparaexpatriadas

#networkingpelomundo

#identidadeprofissional


3 visualizações

Ticiana Tucci - Desenvolvimento Humano - Human Development

ticiana.tucci@gmail.com

 

+32 477 52 72 46

 

 

 

© 2019 Todos os direitos reservados para Ticiana Tucci / All rights reserved for Ticiana Tucci

whatsapp_icone.png
  • Instagram
  • Facebook